quinta-feira, 24 de junho de 2010

Sorvetes e mais sorvetes

Ainda não conheci uma pessoa que não goste de sorvete. Tenho amigos que não gostam de chocolate, que deprezam batata-frita e que passam longe de pizza, mas nenhum conhecido meu cortou o sorvete de sua lista de gostosuras. Claro que quando a gente sente muito frio pode até negar (temporariamente) um belo Häagen Dazs, mas essa recusa não dura muito tempo.

Para os mais aficcionados, como eu, quase toda promessa de sorvete vale a pena. Eu adoro até a ideia do picolé de groselha na beira da praia, nem que seja para detestar e pensar que na infância qualquer porcaria vermelha é a escolha definitiva. E cada um tem o seu sabor preferido. Eu quase sempre escolho flocos, minha mãe quase sempre escolhe nozes, um dos meus irmãos escolhe o clássico creme e o outro irmão comeria uma sorveteria inteira, indiscriminadamente. Mas não é por isso que estamos aqui...

Faz muito tempo que a divisão "Kibon ou Yopa" não existe mais. No fundo, no fundo, poucas pessoas conseguiam distinguir as duas "marcas-mãe" e só lembravam da marca do produto. As pessoas preferem Chicabon, mas geralmente ficavam na dúvida sobre quem fabrica essa maravilha. Muitas vezes minha mãe chegava em casa, feliz da vida, com um pote de sorvete de flocos para me animar. Muitas vezes ela se frustrava ao descobrir que minha prferência havia ficado na loja. "Ah, mas é tudo tão igual! Vou ter que começar a levar a marca escrita num papel?!".

Há algum tempo eu comecei a investigar as preferências de amigos e fiz felizes descobertas. As duas marcas que mais me chamam a atenção têm posicionamentos opostos. M-E-S-M-O.

A Ben & Jerry´s é uma marca de sorvetes artesanais divertidíssima e você corre o risco de passar horas fuçando no site deles (se você, como eu, não tem a opção de sair correndo para comprar um). Absolutamente tudo na comunicação segue o conceito fun, da descrição da empresa aos nomes dos produtos. Uma bela construção de marca. Seria impossível você sair para comprar um Ben & Jerry´s e voltar com um Kibon.

Durante a campanha eleitoral do Obama, no calor escaldante de Washingnton, eles lançaram uma edição limitada chamada "Yes, Pecan", com a foto do Obama e tudo! A única discrepância apontada por quem viveu esse momento foi que o sabor vendido nos EUA era diferente de outros países. Ao meu ver, ambos têm descrições de dar água na boca - "Amber waves of buttery ice cream with roasted non-partisan pecans" vs. "Chocolate ice cream with white and dark chocolatey chunks with pecans, walnuts and chocolatey covered almonds", mas o povo gosta de reclamar!

Agora, se você quiser um sorvete The Icecreamists, prepare-se para uma experiência diferente. Você pode ter vivido algo parecido entre quatro paredes (claro que não estou contando com o público mais ousadinho), mas eu não conheço outra marca que tenha assumido o lado sensual do sorvete como eles. Essa boutique de sorvetes - como eles se entitulam - tem uma proposta ousada, subversiva, irreverente. Mesmo sendo radicalmente diferente de Ben & Jerry´s, o conceito está muito bem definido e presente em todas as manifestações da marca. O clima roqueiro está presente em tudo e você pode, inclusive, fazer download de músicas pelo site. Vale a pena invetir algum tempo no site dos caras... e viajar até Londres!


Nenhum comentário:

Postar um comentário